Ações junto à questão animal é uma das principais preocupações e bandeiras do vereador Neto Tallarico, para cuidar dos animais e resolver problemas que ocorrem no Município
—
O vereador Neto Tallarico se reuniu, na última quarta-feira (27/09), com o diretor de Agropecuária Carmo Henrique e os veterinários Góio e João Paulo, responsáveis pelas ações da causa animal em Capão Bonito, para debater e intensificar ações relacionadas ao setor.
Sendo essa uma das principais preocupações e bandeiras de seu mandato, o vereador procurou pelos servidores, a fim de tirar informações sobre os projetos que estão sendo executados e o planejamento futuro, e para organizar ações conjuntas para os próximos meses, visando a melhoria dos índices no Município. Entre as os principais assuntos, foram discutidos:
Canil municipal: Neto Tallarico questionou sobre a situação atual do canil e quais os projetos para que volte em funcionamento. “A Divisão me informou que existe projeto previsto para reforma do canil, implantação de gatil e espaço para atendimento aos animais, para receber cães e gatos em situação emergenciais de saúde, de abandono, de maus tratos, e mais casos específicos”, explicou.
Ambulatório Pet: O vereador também indagou sobre o Ambulatório Pet que o Município conquistou junto ao Estado. “O projeto, que é de responsabilidade do Governo Estadual, teve as primeiras obras da base do local. O Estado está sendo acionado, a fim de que conclua a obra. Após a finalização, a Divisão informou que a Prefeitura contratará veterinário para realizar atendimento gratuito”.
Castrações: É a principal ação para controlar a natalidade de animais e sempre solicitada por Neto Tallarico. O vereador pediu a continuidade e ampliação dos projetos para os próximos meses. “A Divisão afirmou que, além de seguir com o programa atual, está preparando mais ações para o orçamento de 2024, além de estar finalizando a implantação do Castramóvel, para procedimentos itinerantes”.
Conscientização: Existe uma lei municipal, de autoria do vereador Neto Tallarico, que instituiu o programa “Cidade Amiga dos Animais”, que determina a realização de ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais, pensando tanto no bem-estar dos bichinhos, como também a resolução de problemas, como o abandono, maus tratos, doenças, zoonoses, procriações descontrolas, sujeiras, entre outros. “Acertamos datas para realizar palestras em escolas, a partir de outubro, além da divulgação nas redes sociais e com panfletos, e também uma ação de conscientização no mês de dezembro”, acrescentou o vereador.
Neto Tallarico destacou o porquê defende cada vez mais ações em questões relacionadas aos animais. “Além de me preocupar com os animais, que nós queremos bem cuidados, tem muita coisa envolvida, desde os perigos à saúde pública, à organização e limpeza da cidade. O nascimento descontrolado e falta de atendimento aos animais resultam em doenças tanto para outros animais como para humanos (zoonoses), lixos, procriação de ratos, ataques à população e veículos, abandonos, maus tratos, entre outras graves problemáticas, por isso, enquanto vereador sempre reivindicarei as medidas necessárias ao Executivo. Agradeço aos servidores da Divisão que estão empenhados em resolver as demandas e por apoiar os projetos apresentados na Câmara Municipal”, finalizou.
Neto Tallarico, veterinários João Paulo e Góio, e diretor de Agropecuário Carmo Henrique. Vereador procurou pela Divisão Municipal para intensificar ações da causa animal em Capão Bonito