Câmara Municipal aprova projeto que cria o transporte coletivo gratuito em Capão Bonito

Além da Tarifa Zero, o transporte coletivo será implantado em bairros que ainda não contam com o serviço e que apresentam grande demanda

A Câmara Municipal de Capão Bonito aprovou o projeto de lei do Executivo que cria o Programa “TarifaZero” em Capão Bonito, para que o transporte coletivo seja oferecido gratuitamente aos usuários, além de ser implantando em bairros que ainda não contam com o serviço e que apresentam grande demanda. O projeto é de autoria do prefeito Julio Fernando e foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (02/01).

Com a aprovação do projeto, o Poder Executivo fica autorizado a iniciar os trâmites para a implantação do programa e deverá realizar ainda neste mês de janeiro a licitação para contratar a empresa que executará os serviços.

De acordo com a lei, entre os objetivos estão a promoção de melhoria da mobilidade das pessoas nos deslocamentos dentro do território municipal, acesso às oportunidades, implantação de um sistema de transporte qualificado, eficiente e gratuito, e segurança nos deslocamentos das pessoas.

O programa será custeado integralmente pelo município, por meio de receitas orçamentárias próprias e eventuais convênios com demais entes federativos (União e Estado), ficando vedada a cobrança de tarifa a toda população usuária do serviço de transporte coletivo de passageiros.

Conforme relatório apresentado pela administração municipal aos vereadores, além da gratuidade na tarifa aos usuários, serão mantidas as linhas já existentes, e implantado o serviço nos bairros que ainda não contam, como o Boa Esperança, Jardim Europa, CDHU da Vila Maria, Santa Izabel, Jardim Alvorada, Jardim Colonial, Vila Nova Capão Bonito e Vila Brasil.

Além disso, o relatório demonstrou que a frota será formada por cinco veículos, sendo quatro em operação e um reserva, e contará com acessibilidade para pessoas com deficiência e equipamentos como sistema de monitoramento por GPS/GPRS, câmeras internas, letreiros eletrônicos, identidade visual, entre outros.

O vereador Neto Tallarico explicou o seu voto favorável ao projeto do Executivo. “Assim como muitos colegas vereadores, solicitei na Câmara Municipal a implantação do transporte coletivo aos bairros que ainda não têm e que a população necessita, era um anseio para atender aos munícipes. De forma gratuita será ainda mais benéfico para que as pessoas possam utilizar sem comprometer o orçamento familiar”, declarou.