Capão Bonito terá atividades culturais na “Semana do Tropeirismo”, projeto de Neto Tallarico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A “Semana do Tropeirismo”, comemorada anualmente em Capão Bonito na segunda semana do mês de abril, por meio da lei municipal nº 4841 de 2021, de autoria do vereador Neto Tallarico, será marcada por atividades relacionadas ao tema.

Em parceria com a Divisão de Cultura, Grupo Voluntário de Combate ao Câncer (GVCC) e diversos apoiadores, as ações serão as primeiras promovidas para atender aos objetivos da lei.

Conforme explicou o vereador, a intenção do projeto é de ressaltar uma das principais atividades responsáveis pela formação e desenvolvimento de Capão Bonito e de municípios da região, que é o tropeirismo.

“Temos de valorizar nossa essência, costumes e raízes, por isso apresentei esse projeto que hoje é lei. Não podemos deixar nossa história morrer, mas sim ressaltá-la. Pretendemos que, com o decorrer dos anos, possamos realizar mais ações para ganhar mais notoriedade, participação popular, e levar o conhecimento do tema às pessoas, por meio de atividades culturais. Uma das nossas principais metas é que o Recinto de Tropeirismo possa ser revitalizado e utilizado pelos capão-bonitenses”, declarou Neto Tallarico.

O vereador fez questão de agradecer a todos os parceiros que estão se empenhando para que as atividades sejam realizadas. “O meu agradecimento a todos da Divisão de Cultura, em nome do diretor Alexandre Mendes, pois abraçaram a causa por meio da lei, a diretoria, funcionários e voluntários do GVCC, o advogado e amante do tropeirismo Márcio Lima, pelas peças e levantamento histórico do tema, e todos os demais colaboradores que estão fazendo acontecer essa Semana”, finalizou.

 

  • Confira as atividades da “Semana do Tropeirismo” deste ano:

 

  • EXPOSIÇÃO DO TROPEIRISMO: Uma exposição com peças tropeiras e um pouco das atividades e da importância do tropeirismo para a criação e desenvolvimento de Capão Bonito. A abertura será na sexta-feira, dia 08 de abril, às 19h, na Divisão de Cultura, localizada à Rua Salvador Nicácio Mendes, nº 278, bairro Santa Rosa. Haverá apresentação de música sertaneja.

 

  • 1º CONCURSO DE DESENHO “MEMÓRIA TROPEIRA”: Concurso em que todos os moradores de Capão Bonito podem participar, e já está com as inscrições abertas (que vão até o dia 26 de abril). Os interessados só precisam fazer um desenho sobre a cultura, história ou tradição do tropeirismo para concorrer a troféu e certificados de participação. Mais informações e inscrições pelo link: https://capaobonito.sp.gov.br/1-concurso-de-desenho-memoria-tropeira-de-capao-bonito/?fbclid=IwAR18RoP__l3TX970vsiLMhPFnuOV35TDxXoeI7VkQW3vNbW2RVxk5CZeZ00

 

  • CAVALDADA “DE MÃOS DADAS”: Evento promovido pelo Grupo Voluntário de Combate ao Câncer, que será no bairro dos Proenças (zona rural de Capão Bonito). No sábado, dia 09 de abril, às 21h será realizado um bailão gaúcho com o grupo Andarilhos do Pago. No domingo, dia 10 de abril, a partir das 9h, acontecerá a cavalgada saindo da Igreja do bairro, haverá ainda almoço com comida típica tropeira, leilão de gados e prendas, e show de prêmios.

O vereador Neto Tallarico explicou que entre os objetivos do projeto estão ressaltar a importância e as tradições tropeiras para Capão Bonito e inserí-las no conhecimento da população por meio de atividades culturais.

Para o vereador, a intenção é que, com o decorrer dos anos, aconteçam mais ações tropeiras na Semana, e, principalmente, a revitalização e reativação do Recinto de Tropeirismo.

A “Praça do Tropeiro”, na entrada de Capão Bonito, um dos símbolos que marca a essência tropeira do município e da região.