Capão Bonito teve primeira exposição do tropeirismo atendendo lei de Neto Tallarico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O município de Capão Bonito realizou, entre os dias 08 de abril e 20 de maio, a primeira exposição sobre o tropeirismo, atendendo ao projeto lei do vereador Neto Tallarico (PL), que celebra a Semana do Tropeirismo no mês de abril, junto com as festividades de aniversário da cidade.

A ação foi realizada pela da Divisão Municipal de Cultura em parceria diversos colaboradores, como o ex-prefeito Júnior Tallarico, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Janaina Faia. As peças históricas da memória tropeira foram cedidas gentilmente pelo entusiasta e pesquisador Marcio Lima, ficando expostas à população.

A exposição foi destaque na TV TEM, afiliada da Rede Globo na região, que fez uma reportagem especial, com apresentação das peças, e entrevistas com representantes e responsáveis pela ação.

Para o vereador Neto Tallarico, autor da iniciativa através do projeto de lei, a exposição foi bastante importante para ressaltar o tropeirismo na história de criação de Capão Bonito e da região.

“A exposição é uma das ações desse projeto. Neste primeiro ano de execução da lei, tivemos ainda a cavalgada, em parceria com o Grupo Voluntário de Combate ao Câncer (GVCC), o concurso de desenho sobre memória tropeira, e a palestra sobre culinária e costumes tropeiros na Fatec. A intenção é que, no decorrer dos anos, o projeto se torne tradição e referência, para destacar ainda mais a nossa história e atrair turistas”, declarou Neto Tallarico.

O vereador fez questão de agradecer a todos os parceiros que estão se empenhando para que as atividades sejam realizadas. “O meu agradecimento a todos da Divisão de Cultura, em nome do diretor Alexandre Mendes, pois abraçaram a causa por meio da lei, a diretoria, funcionários e voluntários do GVCC, o advogado e amante do tropeirismo Márcio Lima, pelas peças e levantamento histórico do tema, e todos os demais colaboradores que estão fazendo acontecer essa Semana”, finalizou.