Neto Tallarico apoia projeto e defende mais políticas públicas para autistas

O vereador Neto Tallarico (PL) apresentou moção de apoio ao projeto de lei nº 665/2020, do deputado estadual Paulo Correa Júnior, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o vereador, a manifestação de apoio foi apresentada, pois o projeto de lei prevê que o laudo seja vitalício, ou seja, não precisará ser renovado, o que será de muita importância para os autistas e suas famílias. “Já vi muitos relatos de famílias que têm dificuldade em conseguir o laudo, os atendimentos, os especialistas, por isso acredito que o laudo sendo vitalício, trará mais facilidade, até porque o autismo não é uma doença, mas sim uma condição, existem tratamentos, melhorias, mas não há cura”, destacou.

Tallarico acompanha os trâmites do projeto de lei e espera que seja sancionado o mais breve possível pelo governador Tarcísio de Freitas.

Na sessão em que apresentou a moção, o vereador ainda fez questão de ressaltar o quanto os autistas e suas famílias precisam de mais atenção por meio de políticas públicas e investimentos.

“O Estado de São Paulo precisa criar mais centros especializados, com profissionais especialistas para oferecer atendimentos e tratamentos mais rápidos aos autistas, isso faz total diferença na melhoria da vida deles. Os familiares nos relatam que, muitas vezes têm que esperar meses por uma consulta ou exame, o que prejudica o tratamento do paciente autista. Precisamos alertar os governantes, pedir apoio dos nossos deputados para que as nossas solicitações possam ser atendidas”, declarou Tallarico.