Neto Tallarico propõe posto de atendimento gratuito a cães e gatos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Neto Tallarico visitou o Ambulatório PET Municipal de Itapetininga

O vereador Neto Tallarico (PL) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (08/02), um requerimento solicitando que a Prefeitura Municipal estude a possibilidade de implantar um posto de atendimento gratuito a cães e gatos em Capão Bonito. O requerimento foi assinado ainda pelos vereadores Fio Londrina (PSD), Rafael do Abner (PSL), Zé Carlos da Cooperativa (PP), Lu da Ong (PSL) e Daan Cabeleireiro (PSDB).

De acordo com Tallarico, o objetivo é implantar esse projeto no município para oferecer gratuitamente serviços como consultas, curativos, soroterapia, vacina antirrábica, medicações, orientações de posse responsável, entre outros serviços aos cães e gatos de rua e aos de pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, organizar mutirões de castração e encaminhamento para exames laboratoriais, exames de imagens, cirúrgicos e internações.

Ainda segundo o vereador, a propositura surgiu da necessidade de o município apresentar esses atendimentos aos munícipes que não têm condições de arcar com despesas com clínicas veterinárias. “A intenção é de que as pessoas cadastradas em programas sociais (CadÚnico) possam levar os seus animais de estimação neste posto, para que tenham um atendimento digno e gratuito. Outro objetivo importante é realizar o serviço de castração, para um controle da natalidade de animais e, consequentemente, diminuir os de rua”, acrescentou.

Antes mesmo de tomar posse como vereador, Neto Tallarico já havia se movimentado e buscado orientações do Ministério da Saúde e do projeto do ambulatório Pet municipal de Itapetininga, que foi inaugurado em agosto de 2020, pela prefeita Simone Marquetto.

“Estive em audiência com o superintendente do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, José Carlos Paludetto, que garantiu que o município pode receber verbas, através de convênios e repasses, para a instalação e a manutenção do posto de atendimento aos pets. Em Itapetininga, conheci na prática como funciona o projeto e a importância de contar com o equipamento para os municípios e moradores”, disse.

O requerimento foi encaminhado para a Prefeitura e os vereadores aguardarão a resposta oficial da administração para darem sequência ao projeto. “Aguardaremos o parecer ao requerimento, mas, o prefeito Júlio Fernando, afirmou que dará apoio a esse projeto, participando de reuniões e colocando como uma das ações a serem realizadas neste mandato, o que nos deixou motivados e com esperança em darmos esse primeiro passo em defesa à causa animal”, completou Neto Tallarico.