O vereador Neto Tallarico (PL) solicitou e participou de reunião com servidores da Divisão de Agropecuária, que é o departamento responsável pela Causa Animal da Prefeitura Municipal. Participaram do encontro o secretário municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente Felipe Marques, o diretor Carmo Henrique Contieri e o veterinário João Paulo Ribeiro.
Entre os assuntos, os servidores debateram sobre o projeto de castrações de cães e gatos em 2025, que contará com mais de 600 cirurgias, sendo que cerca de 100 serão arcadas financeiramente com emendas impositivas destinadas pelo vereador Neto Tallarico. Os procedimentos tiveram início no mês de março.
Outro tema importante da Causa Animal discutida na audiência foi a reforma do canil e gatil municipal, que está em fase de conclusão e a entrega será feita em cerimônia no próximo dia 29 de março. O equipamento é importante para atender cães e gatos em situação de vulnerabilidade, principalmente em casos emergenciais que mais precisam de um atendimento de veterinário e de lar temporário.
Ainda na reunião ficou firmado o compromisso de o departamento participar de ações do projeto “Cidade Amiga dos Animais”, uma lei municipal de autoria do vereador Neto Tallarico que leva conscientização e informação sobre a Causa Animal a escolas e departamentos públicos, além da realização de feiras de adoção que acontecerão em datas estratégicas durante o ano.
Para o vereador, essas iniciativas são importantes para que Capão Bonito consiga melhores índices da Causa Animal e ter um município que realmente defensa os animais. “Sabemos que temos muitos problemas ainda neste quesito, porém com essas ações, pretendemos que tenhamos melhores condições ao passar dos anos, com os animais protegidos e com bem-estar, e com uma cidade mais organizada e limpa, por isso precisamos intensificar esse trabalho”, concluiu.
Diretor Carmo Henrique, secretário Felipe, vereador Neto Tallarico e veterinário João Paulo em reunião sobre a Causa Animal