Prevenção ao câncer infantil: Projeto de Neto Tallarico cria plano de combate e conscientização ao retinoblastoma

Plano prevê realização do “teste do olhinho” na saúde pública municipal, além de ações de conscientização para prevenir contra a doença

O município de Capão Bonito agora conta com o “Plano Municipal de Conscientização, Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Retinoblastoma”, um tumor ocular que acomete crianças. O programa foi instituído por meio de projeto de lei apresentado pelo vereador Neto Tallarico (PL), que foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Júlio Fernando, tornando-se a lei nº 5.348/2023.

Com o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá o “teste do olhinho” às crianças de até cinco anos de idade, em unidades básicas de saúde, incluindo o procedimento nos atendimentos de rotina. Com isso, haverá acompanhamento direto da saúde ocular deste público, prevenindo contra doenças como o retinoblastoma. O departamento terá 90 dias para adquirir os equipamentos necessários e adequar os atendimentos junto às equipes.

O projeto prevê também a realização de ações de conscientização sobre o retinoblastoma, para ampliar as informações sobre o tumor, a fim de que os pais e familiares conheçam os sinais e sintomas e que procurem atendimento médico adequado, caso haja suspeita. As iniciativas deverão ser promovidas em escolas, unidades de saúde, redes sociais e veículos de comunicação, para chegar ao maior alcance de pessoas.

De acordo com o vereador, a intenção de apresentar o projeto surgiu da pesquisa junto ao Ministério de Saúde, profissionais médicos e campanhas nacionais. “O apresentador e jornalista Tiago Lifert é um ativista na luta contra o retinoblastoma, pois tem uma filha com a doença, e criou uma grande campanha no Brasil. Ao saber mais sobre essa questão, vi o quanto é essencial fazer uma prevenção ampla nosso município”, alegou.

Segundo o site “De Olho nos Olhinhos”, mantido por Lifert, o retinoblastoma acomete crianças pequenas, é mais comum em bebês, e 90% dos casos são descobertos abaixo dos cinco anos de idade. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, parte interna dos olhos.

Ainda conforme o site, quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura, inclusive com a preservação da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

“Quando pesquisei mais sobre doença logo me preocupei com o acompanhamento das crianças de Capão Bonito e agora teremos os testes gratuitos em nosso município, além da informação que é essencial chegar aos familiares. Claro que desejamos que nenhuma criança seja diagnosticada, mas o acompanhamento é primordial, pois se acontecer alguma confirmação do tumor, o quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura. Com os testes e campanhas, queremos cuidar da saúde ocular das crianças e prevenir contra essa e mais doenças”, finalizou Tallarico.

 

Por meio do plano, Município realizará “teste do olhinho” na saúde pública, além de ações de conscientização sobre o retinoblastoma