A Divisão Municipal de Cultura realizou, na última sexta-feira (05 de agosto), o evento de premiação aos participantes e vencedores do primeiro concurso de desenho sobre memória tropeira de Capão Bonito, promovido por meio do projeto de lei da “Semana do Tropeirismo”, de autoria do vereador Neto Tallarico.
O concurso, que foi lançado no mês de abril, contou com a participação de 33 candidatos. Os desenhos foram avaliados por três jurados – os professores Boris Conte Junior e Adão Martins, e a artista e desenhista Daphine Roxane -, em que o melhores, em cada uma das seis categorias, foram selecionados. Os vencedores receberam troféus e certificados. Além disso, todos os participantes receberam medalhas juntamente com os certificados.
O vereador Neto Tallarico ressaltou a importância das atividades realizadas em comemoração à cultura tropeira, por meio de seu projeto de lei. “Tivemos a exposição de peças e produtos da cultura do tropeirismo, que foi destaque regional, a cavalgada realizada em parceria com o Grupo Voluntário de Combate ao Câncer, e agora essa merecida homenagem aos participantes desse concurso de desenho. Tudo isso foi muito importante para trazer à tona a participação dos tropeiros para a criação e desenvolvimento de Capão Bonito e da região”, alegou.
Tallarico ainda fez questão de agradecer a todos que contribuíram com as ações, e falou sobre os planos para os próximos anos nesse segmento. “Agradeço de forma especial à Divisão de Cultura, em nome do diretor Alexandre Mendes e toda equipe, e a todos os colaboradores que abraçaram essa causa conosco, como os jurados, educadores e entusiastas. A nossa intenção é de que a “Semana do Tropeirismo” se torne uma tradição em Capão Bonito, para contar, cada vez mais com atividades e opções culturais”, explicou.
Por fim, o vereador ainda falou sobre a relevância de eventos para divulgar o trabalho de artistas locais. “Neste evento de premiação, além dos desenhos apresentados, tivemos apresentações musicais e literárias, mostrando o quanto o nosso município é rico em cultura, e que devemos seguir apoiando a classe artística”, finalizou.