Neto Tallarico pede plano de prevenção e ações de segurança em escolas e departamentos públicos

O vereador Neto Tallarico (PL) apresentou um requerimento na sessão da Câmara desta segunda-feira (10/05), questionando se o Executivo tem um plano de ação para melhorar a segurança em escolas e departamentos públicos do município.

De acordo com o vereador, a propositura tem o objetivo de alertar o Poder Público sobre a necessidade de criar mecanismos para garantir a integridade física de estudantes e servidores municipais, tanto da Secretaria de Educação, como demais seções.

Conforme explicou Tallarico, a questão da segurança nesses locais já havia sido debatida e colocada como proposta de campanha no pleito eleitoral e ganhou ainda mais notoriedade por conta da tragédia ocorrida no início deste mês no município de Saudades (Santa Catarina), em que crianças e profissionais foram executados em uma creche da cidade.

“Precisamos planejar mais medidas de segurança nesses espaços para que os alunos e servidores fiquem mais protegidos. Acredito que é necessário realizar estudos para aquisição de aparelhos de segurança, protocolos de atendimentos, pensar na possibilidade de ter profissionais específicos para o setor de segurança, implantação da Guarda Civil Municipal, entre outras ações”, apresentou o vereador.

Para Tallarico, providências como essas devem ser analisadas de forma prioritária e colocadas em prática urgentemente, visando mais segurança a todos de forma gradual. “Acredito que fatos recentes de tragédias em unidades escolares promovem um alerta nacional para o tema. Como município, precisamos fazer a nossa parte e garantir mais segurança em unidades escolares e departamentos do município, para que esses perigos sejam evitados”, completou.

Neto Tallarico propõe cursinho preparatório para vestibular e Enem a estudantes de baixa renda

Proposta é que Capão Bonito ofereça o cursinho gratuito a alunos de baixa renda para que tenham mais oportunidades nos processos seletivos

O vereador Neto Tallarico apresentou, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (10/05), indicação à Prefeitura, solicitando a criação de um cursinho público preparatório para vestibulares e para o Enem a estudantes de baixa renda do município.

De acordo com o vereador, a iniciativa é importante para que os alunos concluintes do Ensino Médio e que não conseguiram aprovação nos processos seletivos tenham a oportunidade de seguir se preparando, com acompanhamento de professores, para que alcancem a aprovação nos próximos vestibulares.

“As pessoas com boas condições financeiras conseguem pagar por um cursinho particular, e os estudantes em situação de vulnerabilidade social ficam em grande desvantagem. Precisamos oferecer esse apoio, dar mais condições e oportunidades a quem não consegue arcar com cursos privados”, alegou Tallarico.

Ainda conforme o vereador, o projeto ganha mais importância por conta de as aulas presenciais terem sido afetadas durante a pandemia de Covid-19. “Esse é mais um agravante, pois pessoas de baixa renda têm menos condições no que diz respeito a aparelhos tecnológicos e internet para acompanharem os estudos remotos neste período, tendo perdas no aprendizado”, acrescentou.

Tallarico pretende formular o cursinho em parceria com a Secretaria de Educação para que tenha início o mais breve possível. “Apoiar a Educação e o Social é o objetivo deste projeto. Os alunos em vulnerabilidade social e que querem seguir estudando merecem essa chance. Muitas vezes, o aluno, por não ter condição, acaba desistindo de seguir uma carreira profissional, e não isso que queremos”, completou.